abr 08
0 Comments

Parece que foi ontem que Angle lançou o seu sistema de aparelhos ortodônticos. Apesar das limitações de sua época, o famoso ortodontista montou um sistema que na sua humilde visão deveria ter 4 características básicas, como ser capaz de movimentar os dentes e de forma eficiente, ser compatível com os tecidos peribucais e como última característica Angle indica: SER ESTÉTICO.  Mas, na verdade, o ano foi 1887 e muita coisa mudou desde então. 

Podemos citar o ortodontista Kesling como o principal responsável por introduzir um esboço do que seria um alinhador, em 1945. Pensando pelo lado empresarial e clínico, as contas não fechavam. Todas as consultas, o ortodontista deveria moldar o paciente, troquelizar o modelo inteiro, realizar um planejamento manual da posição ideal para aqueles dentes e, então, com um material parecido com um silicone, confeccionava um aparelho nada confortável que encaixava tanto na maxila como na mandíbula com o propósito de corrigir a má oclusão dentária. 1 Todo aparelho ortodôntico funciona através da aplicação de forças moderadas nos dentes, causando uma remodelação no periodonto e, então, corrigindo a posição dentária nos três sentidos do espaço. Com os alinhadores estéticos, a movimentação ortodôntica não é diferente. 

Logo em seguida, diversos eventos marcaram a história, como a criação da máquina de prensar a vácuo e um terceiro autor que precisa ser lembrado, seu nome era Sheridan. Através de sua experiência clínica trouxe um sistema de alicates de ativação, capaz de aumentar a pressão exercida pelos alinhadores, diminuindo a quantidade de planejamentos manuais necessários para cada caso. Além disso, em 1997, Sheridan de forma didática mostrou que para movimentar os dentes com alinhadores era necessário o uso de 3 elementos: pressão, alívio e tempo. A pressão é a força que será aplicada em um local específico do dente para conduzi-lo na direção que o dentista desejar. O alívio é para onde o dente será conduzido pela pressão, é o lado oposto da pressão, uma zona formada por uma bolha que, ao final da movimentação ortodôntica deve ser preenchida pelo dente movimentado. E o tempo, por ser um aparelho removível, é essencial que o paciente mantenha o aparelho nos dentes em um período integral, retirando apenas para alimentação e higienização para que a pressão seja capaz de fazer a sua função.2

E foi somente no final da década de 90, por dois estudantes de MBA de Stanford que foi lançada a primeira empresa de alinhadores da história com um software capaz de realizar esses planejamentos que antes eram feitos de forma manual, agora direto no computador. A tecnologia da modelagem tridimensional juntamente com a impressão 3D proporcionou então o lançamento do primeiro sistema de alinhadores estéticos do mercado mundial.3

Acredito que seja importante finalizar esse artigo com a mesma excelência da qual comecei. Infelizmente, Angle não chegou a testar os aparelhos ortodônticos afundo, não teve a chance de desenvolver mecânicas ortodônticas, mas ainda assim, em seu leito de morte, afirmou que estava indo em paz, pois havia finalizado seu trabalho e que estava o mais perfeito que ele poderia ter feito. E temos que concordar!

1. Kesling HD. The philosophy of the tooth positioning appliance. American Journal of Orthodontics Oral Surgery. 1945;31(6):297-304.
2. Sheridan JJ. The physiologic rationale for air-rotor stripping. Journal of clinical orthodontics. 1997;31(9):609-612.
3. Wahl N. Orthodontics in 3 millennia. Chapter 9: functional appliances to midcentury. American journal of orthodontics dentofacial orthopedics. 2006;129(6):829-833.